sábado, 17 de dezembro de 2011

HTML 5, Flash, Flex, Air e Outras Drogras - Parte 2

No post anterior falei um pouco sobre essa guerra de flash, flex, air, html 5 e outras drogas que o mercado está nos impondo e empurrando garganta abaixo.

Mundo Desktop

Deixando o universo Mobile, temos o mundo dos desktops, onde passamos muito tempo no trabalho, escola, cursos e até em casa. É um mundo dominado pelas telas grandes, muita memória e espaço em disco. Com isso o flash player passa a ser quase que imperativo nesse mundo chegando a 99% das maquinas em todo mundo. A utilização dele é algo que em alguns casos chega a ser imperceptível, mas ele esta lá.

Ao contrário do mundo Mobile o Flash é o manda-chuva dos plugins para desktop. O legal é que se formos observar o nosso desktop é cheio desses plugins, são os plugins de audio, video, o flash, o java, aquele que você usa para organizar o desktop e por ai vai. Esse carinha a Adobe não deu para o pessoal do Apache, porém libera o fonte para projetos voltados a novas distribuições, assim como acontece com o plugin do Java.

O pessoal fanático por HTML 5 diz que o flash vai morrer, será? Para algumas coisas com certeza, principalmente para aquelas constrangedoras, como um banner rotator que não mostra os banners, ou uma propaganda do silverlight feita em flash.

A verdade dos fatos é que morrer é muito definitivo e o HTML 5 teria que se tornar um padrão real antes de mais nada. Como assim um padrão? O HTML 5 esta no W3C como um RASCUNHO de Projeto http://dev.w3.org/html5/spec/Overview.html e para ajudar as grandes novidades que ele oferece ainda não são suportadas 100% pelos principais navegadores do mercado exemplos disso podem ser vistos e testados em http://html5demos.com/.

Com base nisso existem alguns detalhes de mercado, onde você faz o seu banner? Em um plugin que está em 99% das maqunas no mundo ou em um padrão que está em cerca de 30% dos navegadores e nem todos esses 30% implementão o que você usa?

Não estuo dizendo para ignorarem o HTML5, ele é legal porém lembre-se que o usuário do seu site pode ainda estar rodando um windows XP com internet explorer 6, então a utilização desse recurso deve ser dosada e tratada para cada situação. Da mesma forma que não se deve fazer um site 100% em flash, não se deve fazer um site 100% em HTML 5, a dosagem depende de muitos fatores.

Nesse intervalo do primeiro post para este realizei vários testes para ter base no que estou falando. O HTML 5 não tem condições para competir com o Flash Player. Vamos aos fatos!

Uma das ferramentas em HTML mais usadas no mundo se chama GMail, e se engana quem pensa que essa maravilha do HTML é feita com HTML 5. O GMail trabalha com FRAMES, como mostra a imagem a seguir.


Para piorar as coisas para o lado do HTML 5 essa mesma maravilha tem uma função, que eu particularmente acho muito legal, que é o upload assincrono de arquivos, aquele recurso onde você seleciona o arquivo e ele vai sendo enviado enquanto você digita seu e-mail com direito até a barra de progresso, HTML 5? Não mesmo dessa vez é Flash Player, o mesmo que os adoradores do apocalipse dizem que vai morrer em 21/12/2012... Ops essa é outra história... quiz dizer os adoradores do HTML 5 dizem que vai morrer, mais uma vez, imagem na tela.


Então onde o HTML 5 se aplica? Onde o Flash não se aplica? O HTML 5 se aplica aos novos sites que focam em smartphones, tablet e novas versões dos navegadores. O flash se aplica a todo o resto, porém com doses de sabedoria.

Não se deve fazer um site 100% em flash, se eu quero acessar seu site do meu smartphone, posso ter que parar numa lanhouse por falta do plugin do flash, mas com certeza não ver o banner do seu site no meu smartphone seria muito bom.

Eu particularmente, tenho usado o flash player no backend dos sistemas atraves do Flex e Air, funciona muito bem e como o blackend é algo que me obriga a conhecer os usuários, eu posso falar "atualiza o plugin do flash" caso algo não funcione, porém em um site fica dificil ligar ou mandar um e-mail para alguém que eu nem sei quem é.

Resumo da ópera? O Flash Player tem mais chances de se tornar o novo HTML do que o HTML 5 se tornar um padrão real e funcional em todos os navegadores. Enquanto esse dia não chega a melhor opção se chama JQuery e HTML5 Fix.

O JQuery é um conjunto de códigos javascript que cria um novo padrão resolvendo problemas de compatibilidade entre navegadores e tem até uma versão mobile.

O HTML Fix é um projeto que esta hospedado no google e visa em fazer funcionar de forma padronizada as tags e atributos do HTML 5 que muitos navegadores não suportam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário