segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

iBooks 2, da Apple, impactará empresas. Veja 5 mudanças

Atualização do software de livros eletrônicos da Apple promete mudar muita coisa além dos livros didáticos nas escolas.

A Apple lançou na última quinta(19/1) o update iBooks 2, que expande seu famoso aplicativo, explorando recursos como itens em 3D e vídeos, e abre caminho na App Store para livros didáticos interativos. Os esforços têm como objetivo fornecer aos estudantes materiais dinâmicos e interativos de aprendizado.

Apesar de o foco ser o mercado educacional, o iBooks 2 também terá um impacto sobre as pequenas empresas.

Veja abaixo algumas maneiras como o iBooks 2 bem-sucedido pode influenciar seu negócio:

  1. Criação de conteúdo
  2. A Apple lançou um aplicativo gratuito chamado iBooks Author, que, segundo ela, permite criar “livros lindos em tela cheia; animações interativas, fotos, diagramas, vídeos; navegação rápida e fluida; marcação de texto e anotações. O app não é apenas para livros didáticos, uma vez que a Apple sugere que ele é ótimo para “livros de receitas, de história, de imagens, e mais”. A ferramentas inclui templates, funciona pelo meio de gestos de mouse de arrastar e soltar, e permite que widgets sejam incluídos nos livros para habilitar galerias de fotos, vídeos, slideshows e objetos 3D. Para as empresas, essa pode ser uma ótima ferramenta para a criaçõa materiais profissionais e manuais de treinamento – ou, se a sua companhia fornece conteúdo, uma nova maneira de gerar e vender suas mídias, utilizando todo o potencial de distribuição de conteúdo da Apple. 
  1.  Treinamento de funcionários
  2. Se o iBooks 2 for bem-sucedido, à medida que os educadores migrarem os livros de papel em direção à mídia digital, espere que outros tipos de treinamento venham a seguir. A mudança provavelmente será parecida com mudar de apresentações com projetor para slideshows no PowerPoint. Uma vez que você viu uma apresentação no PowerPoint, um conjunto de transparência não é mais comparável. Qualquer treinamento que sua empresa fornecer provavelmente terá o formato com o qual os seus funcionários recém-saídos da faculdade estarão familiarizados. Ter as ferramentas para combinar isso tudo em um formato facilmente digerível será conveniente. Precisar se voltar para informações estáticas e tediosas será um trabalho extra. 
  1.  Demanda por tablets
  2. Os tablets estão em ascensão, e usá-los como livros didáticos será mais uma forma pela qual todo estudante acabará usando um deles. Espere por ofertas semelhantes dos rivais da Apple, e que os tablets eventualmente tornem-se um material escolar padrão. Da mesma maneira que quase todo estudante universitário precisa de um notebook atualmente, em breve eles todos precisarão de tablets. Uma vez que estiverem no ambiente de trabalhado, e tendo sido treinados em um tablets, eles vão esperar usar um tablet para as tarefas diárias. As empresas não deveriam pensar em "acomodar os tablets", mas em adotá-los como uma importante ferramenta de trabalho.
  3.  Demanda pela Apple
  4. O iPad atualmente domina o mercado de tablets, com mais de 70% de participação no mercado. A concorrência está melhorando e lançando mais opções, mas é possível que essa liderança inicial da “maçã” continue ainda por algum tempo. Como aconteceu com o mercado de músicas, a Apple pode permanecer no controle, e se isso acontecer, espere por uma maior demanda pelos produtos da Apple nas empresas. Primeiro o iPhone e então o iPad eram vistos como "itens de entrada”, induzindo os usuários para o ecossistema da Apple e fazendo-os querer mais produtos da fabricante. À medida que os estudantes forem expostos aos produtos da Apple quando crianças, eles vão crescer esperando usá-los no trabalho também.
  5.  Funcionários melhores?
  6. Por que mudar do papel para a mídia digital? Para a Apple e suas rivais, há certamente um ganho financeiro nisso. A partir de um ponto de vista pedagógico, será que um tablet vai ser uma melhor ferramenta educacional do que um livro de papel? 
     Talvez uma mudança na ferramenta e a adição de multimídia não faça diferença. A adição de áudio, vídeo, imagens e widgets poderia fornecer uma experiência passiva pela qual os estudantes apenas assistem às luzes flamejantes e os objetos em movimento e não aprendem nada.
     No entanto, esperançosamente a capacidade de transmitir informações no formato mais rico possível vai encorajar os estudantes, melhorando sua educação ao facilitar para eles a absorção de informações. E com mais estudantes se formando e entrando para o mercado de trabalho, as empresas terão uma reserva mais forte para escolher suas contratações, o que beneficia todos os tipos de negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário