segunda-feira, 26 de março de 2012

Adobe Shadow - Novidades para Mobile Dev

Para quem trabalha com desenvolvimento web em mobiles, já deve ter notado quanto tempo se perde em ter um ambiente de testes, muitas vezes temos que colocar o aparelho dentro da rede local e algumas empresas acham que o celular pessoal do desenvolvedor vem no pacote de desenvolvimento.

Tirando esses fatos corporativos e de falta de noção para com a realidade, o processo de testes dentro dos aplicativos normalmente é afetado pelos emuladores, que muitas vezes apenas simulam o tamanho de tela. Mas como saber se o resultado esperado será o mesmo no produto final?

Recentemente a Adobe publicou um prodto novo no Labs (http://labs.adobe.com), o Shadow, com certeza um nome novo será dado a ele, mas o importante mesmo é o que o programa se dispoém a fazer.

A instalação é dependente de três etapas, uma instalação no desktop, uma instalação no brwoser e um App no smartphone. Ná instalação desktop, processo normal NNF para windows e Mac. No browser, a instalação de uma extenção para o Google Chrome é necessária e só funciona nele. No smartphone você precisa ter um IOS ou um Android.

O que eu achei mais legal é o fato de você usar o navegador normalmente, ir alternando abas e o conteudo ser atualizado em tempo real, ou seja a emulação é quase perfeita, só faltando o teste final no navegador do aparelho para garantir que no final de tudo certo.

Ficou curioso? então da uma olhada e teste você mesmo.

http://labs.adobe.com/downloads/shadow.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário