quinta-feira, 23 de abril de 2009

Google libera API do Google Analytics

O Google liberou a API do Google Analytics após manter por quase um ano um beta fechado para um grupo seleto de desenvolvedores.

De acordo com o post publicado do blog do Google Analytics, a API permite aos desenvolvedores estender o Google Analytics à criação de ferramentas mais especificas de métricas na internet.

“As grandes organizações e agências têm agora uma plataforma padronizada para a integração da análise de dados com os seus próprios dados comerciais. Desenvolvedores podem integrar o Google Analytics em seus produtos existentes e criar aplicações para comercializarem”, diz Nick Mihailovski, líder da equipe do Google Analytics.

Para os usuários finais, que usam a ferramenta como contador de sites e blogs pessoais. Internautas poderão ver seus dados de forma instantânea no Analytics, além de criar painéis de visualização e usar gadgets de atalho.

Já há aplicações padronizadas para acessar os dados em celulares rodando Android e diretamente no desktop. A lista de aplicativos desenvolvidos com a API pode ser encontrada na página de desenvolvimento do Google

Como começar?
O Google dá três dicas para o usuário que deseja construir uma aplicação usando a API do Google Analytics. Segundo Mihailovski, o objetivo foi tornar o código e as ferramentas de desenvolvimento acessíveis mesmo para os que não possuem muito conhecimento em linguagens da web.

Em primeiro lugar, toda a documentação que o desenvolvedor precisa pode ser encontrada no site do Google Code. Lá, o internauta tem acesso a exemplos de código, um guia do desenvolvedor, FAQ e referências da API.

É importante também que o desenvolvedor assine o serviço de notificações via e-mail do grupo do Analytics – eventuais mudanças e atualizações serão informadas por esse canal. Por último, a empresa americana incentiva os profissionais a participarem da comunidade Analytics Group. “Além de checar informações sobre a API, queremos saber o que você pensa sobre a ferramenta, suas ideias e aplicações desenvolvidas”, afirma Mihailovski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário